O Empoderamento através da Alfabetização
O Impacto Social e Educacional do Projeto Okutanga entre as Mulheres Zungueiras em Cuito, Bié
DOI:
https://doi.org/10.4314/academicus.v3i2.4%20Palavras-chave:
Alfabetização, Mulheres Zungueiras, Inclusão Social, Empoderamento FemininoResumo
O Projeto Okutanga surge como uma iniciativa de grande relevância, idealizada pelo Sr. Gonzálvez Cassoma, promotor do Instituto Superior Politécnico Ndunduma (ISPN). Alinhado com uma visão humanista e focado na promoção da dignidade humana através da educação, o projeto visa a alfabetização de mulheres zungueiras da cidade de Cuito, na província do Bié, Angola. Essas mulheres, que trabalham no comércio informal, frequentemente enfrentam barreiras socioeconômicas e culturais que limitam seu acesso à educação formal, resultando em uma exclusão significativa do sistema educacional e, consequentemente, de oportunidades de melhoria em suas condições de vida.
Este estudo busca analisar o impacto desse projeto, enfatizando sua importância para a inclusão social e econômica dessas mulheres. Através de uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e observação participante, os dados obtidos revelam benefícios substanciais. As participantes relataram um aumento na autoestima, especialmente pela capacidade recém-adquirida de ler e escrever, além de melhorias em suas oportunidades econômicas, como o manejo mais eficiente de seus pequenos negócios. O projeto se consolida como uma ferramenta essencial para o empoderamento feminino, proporcionando a essas mulheres maior autonomia e reconhecimento dentro de suas comunidades. Ademais, o Projeto Okutanga contribui de maneira significativa para a redução da desigualdade social na região, evidenciando o poder transformador da educação na vida dessas mulheres e em suas famílias.
Palabras clave: Alfabetização, Mulheres Zungueiras, Inclusão Social, Empoderamento Feminino.
Downloads
Referências
Freire, P. (2020). Pedagogia do oprimido (50ª ed.). Paz e Terra.
Lima, E., e Batista, S. (2019). A alfabetização como prática de empoderamento: Um estudo sobre mulheres no contexto informal. Revista Educação e Transformação, 12(3), 145-162.
Lind, A. (2019). Adult literacy and empowerment: Reflections from African contexts. Journal of Literacy Studies, 22(4), 241-258.
Papen, U. (2018). Literacy and informal learning in everyday life. Adult Education Quarterly, 68(2), 135-152.
UNESCO. (2022). Global Education Monitoring Report 2022: Non-formal education for social inclusion. UNESCO Publishing.
World Bank. (2021). Informal Sector and Development in Sub-Saharan Africa. World Bank Publications.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 1969 Reynaldo Roldán Peña

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.