O Empoderamento através da Alfabetização

O Impacto Social e Educacional do Projeto Okutanga entre as Mulheres Zungueiras em Cuito, Bié

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4314/academicus.v3i2.4%20

Palavras-chave:

Alfabetização, Mulheres Zungueiras, Inclusão Social, Empoderamento Feminino

Resumo

O Projeto Okutanga surge como uma iniciativa de grande relevância, idealizada pelo Sr. Gonzálvez Cassoma, promotor do Instituto Superior Politécnico Ndunduma (ISPN). Alinhado com uma visão humanista e focado na promoção da dignidade humana através da educação, o projeto visa a alfabetização de mulheres zungueiras da cidade de Cuito, na província do Bié, Angola. Essas mulheres, que trabalham no comércio informal, frequentemente enfrentam barreiras socioeconômicas e culturais que limitam seu acesso à educação formal, resultando em uma exclusão significativa do sistema educacional e, consequentemente, de oportunidades de melhoria em suas condições de vida.

Este estudo busca analisar o impacto desse projeto, enfatizando sua importância para a inclusão social e econômica dessas mulheres. Através de uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e observação participante, os dados obtidos revelam benefícios substanciais. As participantes relataram um aumento na autoestima, especialmente pela capacidade recém-adquirida de ler e escrever, além de melhorias em suas oportunidades econômicas, como o manejo mais eficiente de seus pequenos negócios. O projeto se consolida como uma ferramenta essencial para o empoderamento feminino, proporcionando a essas mulheres maior autonomia e reconhecimento dentro de suas comunidades. Ademais, o Projeto Okutanga contribui de maneira significativa para a redução da desigualdade social na região, evidenciando o poder transformador da educação na vida dessas mulheres e em suas famílias.

Palabras clave: Alfabetização, Mulheres Zungueiras, Inclusão Social, Empoderamento Feminino.

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Biografia Autor

Reynaldo Roldán Peña, Instituto Superior Politécnico Ndunduma

Coordenador do Curso de Direito no Instituto Superior Politécnico Ndunduma, Mestre em Estudos Jurídicos Avançados e Mestre em Direito Penal

Referências

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Publicado

2025-06-08

Como Citar

Roldán Peña, R. (2025). O Empoderamento através da Alfabetização: O Impacto Social e Educacional do Projeto Okutanga entre as Mulheres Zungueiras em Cuito, Bié. Academicus Magazine, 3(2), 47–66. https://doi.org/10.4314/academicus.v3i2.4