Marketing relacional na retenção e fidelização de clientes
Caso da Empresa Sécil Marítima Navegação e Turismo S.A
DOI:
https://doi.org/10.4314/academicus.v3i1.13Palavras-chave:
Marketing, Fidelização, Retenção, Clientes, Marketing RelacionalResumo
Este estudo se enquadrou na temática sobre o marketing relacional como factor relevante na fidelização e retenção de clientes, assim, sendo, se procurou contribuir para um melhor conhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido pela unidade de análise, no que diz respeito ao aproveitamento da relação entre a empresa e os clientes, em conjunto com estratégias de marketing relacional. O objectivo buscou analisar a utilização da ferramenta de gestão do relacionamento com os clientes, com recurso ao marketing relacional, na Sécil Marítima Navegação e Turismo S.A. Para tal, utilizou-se o enfoque do tipo de pesquisa quantitativa, apresentada de forma exploratória e descritiva. Por meio dos resultados do estudo, constatou-se que 67%, dos inqueridos afirmaram que a Sécil Marítima S.A, não tem mantido um óptimo relacionamento com os clientes, por outro lado, 86% dos inquiridos indicaram que não existem um óptimo no atendimento e comunicação, enquanto que 100%, indicaram a inexistência da gestão de relacionamento entre a empresa e os clientes ou colaboradores. Por fim, concluiu-se que a empresa Sécil Marítima S.A, não tem utilizado o marketing relacional como ferramenta relevante para a fidelização e retenção de clientes.
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