Informações gerais
Academicus é uma Revista Multidisciplinar dirigida a pesquisadores e estudantes, comprometida com a partilha e disseminação do conhecimento através do incentivo à produção científica em todas as áreas do saber (entre as principais áreas temáticas inclui: Ciências Sociais, Humanas, Engenharias, Medicina e Saúde, Contabilidade e Gestão, Psicologia, Educação, História, Biologia, Antropologia, Economia, Filosofia, Finanças e outras).
Academicus é uma revista de acesso aberto, com periodicidade semestral. Publica artigos, resenhas de livros, comunicações e entrevistas.
Os manuscritos submetidos a esta revista devem ser enviados em qualquer dos idiomas (Português, English ou Español), com os respectivos resumos.
Processo editorial e de revisão por pares
Nesse processo, a Academicus Magazine utiliza uma revisão por pares Duplo-Cega. Cada manuscrito é inicialmente avaliado por dois dos editores do conselho editorial e, se for relevante para a revista, é submetido a dois ou três revisores externos para uma revisão duplo-cega por pares. O procedimento de revisão por pares deverá ser concluído no tempo médio de 60 dias e os revisores são seleccionados de acordo com a experiência acumulada na sua área de formação.
A escolha dos revisores fica a critério do Chefe de Redacção. Os revisores devem ter conhecimento sobre a área temática do manuscrito; não devem ser da própria instituição dos autores e não devem ter publicações conjuntas recentes com nenhum dos autores.
Tendo em conta as recomendações dos revisores, os editores decidem se o manuscrito deve ser aceite como está, revisado ou rejeitado. Em caso de revisões requeridas, a decisão final sobre a publicação será tomada após a reapresentação. Caso não haja acordo por parte dos editores, o editor-chefe tomará a decisão final.
Política anti-plágio
A Academicus Magazine não admite à prática de plágio ou auto-plágio, os manuscritos submetidos a esta Revista serão verificados antes de qualquer avaliação de algum revisor.
Como parte do processo de submissão, a revista informa que todos os manuscritos são cuidadosamente verificados nos softwares Plagius e AntiPlagiarism.NET, e caso haver maior indício de plágio, o manuscrito é imediatamente rejeitado, mas aquele com menor índice de plágio será devolvido ao seu autor para as devidas revisões.
Caso seja descoberto plágio em um artigo já publicado pela revista, ele será retratado de acordo com o procedimento descrito abaixo em Política de retratação.
Política de integridade e ética na pesquisa e publicação
A Academicus Magazine declara o seu compromisso com os princípios sobre a ética e integridade na pesquisa e publicação científica, durante todo seu processo de avaliação, revisão por pares e publicação dos artigos de todos os envolvidos no processo editorial: editores, revisores e autores, conforme as Diretrizes de Boas Práticas do Committee on Publication Ethics (COPE).
Nestes termos, reiteramos o nosso comprometimento com a ética e integridade da pesquisa, tal como orienta: Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica do Programa SciELO e o Guidance for Editors: research, audit and service evaluations (COPE).
Esta revista se esforça continuamente para garantir a veracidade e acuidade dos manuscritos submetidos e artigos publicados. Daí que, exige de todos os envolvidos no processo editorial (editores, revisores e autores), maior comprometimento com o sigilo científico, imparcialidade, transparência, objectividade, autoria e fontes de informação verídica.
Conflito de interesses
A Academicus Magazine, exige que todos os envolvidos no processo editorial (autores, revisores e editores), declarem prontamente quaisquer conflitos de interesse, razão pela qual, os autores, revisores e editores devem divulgar em seus manuscritos qualquer conflito de interesse financeiro, pessoal, económico, político ou outro conflito de interesse substantivo que possa ter influenciado os resultados apresentados ou sua interpretação. Caso não haja conflito de interesse a declarar, a seguinte declaração padrão deve ser adicionada: “Nenhum conflito de interesses foi divulgado”.
Informações de financiamento: Se um artigo for resultado do projecto financiado, os autores deverão especificar as fontes de financiamento de acordo com seus contratos com o financiador.
Política de retratação ou erratas em trabalhos publicados
Uma retratação pode ser usada para corrigir erros na submissão ou publicação, pesquisa anti-ética ou qualquer má conduta grave. Considerando as diretrizes da COPE para evitar má conduta científica, a Revista está aberta para publicações de correcções, esclarecimentos e retratações sempre que se verificar os seguintes erros:
- Violação das limitações legais do editor ou detentor dos direitos autorais ou autor(es);
- Violação de códigos de ética profissional e má conduta em pesquisa, como múltiplas submissões, publicação duplicada ou sobreposta, alegações falsas de autoria, plágio, uso fraudulento de dados e fabricação de dados, uso não divulgado de ferramentas baseadas em grandes modelos de linguagem e IA generativa, erros devido à mistura de amostras, uso de uma ferramenta ou equipamento científico que posteriormente é considerado defeituoso.
Em caso de o autor identificar algum erro ou imprecisão significativa em seu artigo, já publicado, tem a obrigação de notificar imediatamente o editor da revista e cooperar para retirar ou corrigir o documento.
Ao submeter um manuscrito, os autores concordam em respeitar as Políticas da Academicus Magazine.
Reclamações e resolução de conflitos
Academicus Magazine entende que qualquer pessoa pode informar aos editores e/ou a equipe editorial a qualquer momento sobre suspeita de comportamento anti-ético ou qualquer tipo de má conduta, sobre qualquer um dos artigos.
A reclamação deve conter informações ou evidências necessárias para ser adoptado os devidos procedimentos. Neste sentido, o Chefe de Redacção consultará o conselho editorial sobre decisões relativas ao início de uma investigação.
Durante a investigação, qualquer evidência deverá ser tratada como estritamente confidencial e disponibilizada somente para aqueles estritamente envolvidos na investigação. O acusado sempre terá a oportunidade de responder a quaisquer acusações feitas contra ele.
Caso se conclua que houve comportamento anti-ético ou qualquer tipo de má conduta, ela será classificada como menor ou maior, e o direito de resposta será dado àquele que enviou a reclamação, para esse processo.
Ao lidar com reclamações e resolução de conflitos, a equipe editorial se baseará nas diretrizes e recomendações fornecidas pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE).
Consentimento informado para pesquisa em humanos
Sempre que pesquisas envolverem seres humanos, os dados humanos não devem ser partilhados de acordo com a Declaração de Helsinque, para proteger a privacidade dos participantes, a menos que os indivíduos tenham dado consentimento explícito por escrito para que seus dados identificáveis possam ser disponibilizados publicamente.
No caso de pesquisas envolvendo seres humanos, o consentimento informado para participar do estudo deve ser obtido dos participantes (ou de seus responsáveis legais).
Política de acesso aberto
Academicus Magazine adopta uma Política de Acesso Aberto, disponibilizando todo o seu conteúdo de forma gratuita e imediata ao público. Ao publicar nesta revista, os autores concordam com a disseminação irrestrita dos seus artigos, garantindo a acessibilidade e partilha do conhecimento científico, sem barreiras financeiras, tecnológicas ou legais.
Isto significa que os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar o texto completo dos artigos, bem como estabelecer links HTML para eles, em conformidade com a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) , adoptada.
Você tem o direito de compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. A pessoa ou entidade com autoridade para conceder licenças não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da mesma. De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que a pessoa ou entidade com autoridade para conceder licenças o apoia ou aprova o seu uso.
- Não Comercial — não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem Derivações — se remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais —não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
A Academicus Magazine não cobra nenhuma taxa nas etapas de submissão, revisão e produção.
Política de auto-arquivamento
Os autores podem depositar pré-impressões, manuscritos aceitos pelo autor e/ou versões de registo em um repositório institucional, disciplinar ou de uso geral, antes ou durante o processo de submissão, a qualquer momento após a aceitação do manuscrito e a qualquer momento após a publicação.
A Academicus Magazine preserva digitalmente os artigos que publica. As edições encontram-se depositadas na íntegra e em acesso aberto no repositório institucional da African Journals Online (AJOL).
Direitos autorais e licenciamento
Os autores retêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem ao editor o direito não exclusivo de publicar o artigo, de ser citado como seu editor original em caso de reutilização e de distribuí-lo em todas as formas e mídias. Os artigos serão distribuídos sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).
ORCID
Academicus solicita que todos os autores que submetem um artigo tenham uma conta no Open Researcher and Contributor ID ( ORCID ). Os números ORCID de todos os autores e coautores devem ser adicionados aos dados do autor no momento da submissão do manuscrito. O registo ORCID fornece um identificador digital exclusivo e persistente para a conta que permite uma atribuição precisa e melhora a capacidade de descoberta de artigos publicados, garantindo que o autor correcto receba o crédito correcto por seu trabalho.
Política de metadados
Os metadados do periódico são de livre acesso a todos e podem ser reutilizados livremente por todos, nos termos da Creative Commons. Licença de Dedicação ao Domínio Público Universal (CC0 1.0) .
Isenção de responsabilidade
As opiniões expressas nos trabalhos publicados não expressam as opiniões dos Editores e da Equipa Editorial. Os autores assumem responsabilidade legal e moral pelas ideias expressas nos artigos. O Chefe de Redacção, Editores e Equipa Editorial não terão nenhuma responsabilidade no caso de emissão de quaisquer reivindicações por danos. O Chefe de Redacção, Editores e Equipa Editorial não serão responsabilizados legalmente caso haja quaisquer reivindicações por compensação.