Questionário de motivação nas organizações
um estudo de validação do constructo em Angola
DOI:
https://doi.org/10.4314/academicus.v3i2.5Palavras-chave:
Motivação, necessidade, realização, poder, afiliaçãoResumo
O objectivo deste estudo foi o de construir e validar uma escala trifactorial de motivação nas organizações. Uma das razões para tal foi a ausência, no nosso país, de instrumentos para medir as dimensões da motivação. Para o efeito, apoiamo-nos na teoria das necessidades adquiridas de David McClelland para elaboração deste questionário, que integra 30 itens. Participaram nos estudos de validação do questionário 262 funcionários de instituições públicas e privadas, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 19 e mais de 40 anos. A escala apresenta índices de consistência interna bons (valores entre 0,70 a 0,90). A análise factorial revelou a existência de uma estrutura trifactorial com 52,1% de variância explicada: motivação com realização, poder e afiliação. Espera-se ainda que futuros estudos possam ser desenvolvidos partindo deste questionário.
Downloads
Referências
Alabi, F. A. (2013). Psychosocial Factors and Motivation in African Educational Contexts. African Journal of Education and Development, 7(1), 60-72.
Amabile, T. M. (2019). Creativity and Innovation in Organizations: The Role of Motivation. In Oxford Handbook of Creativity, Innovation, and Entrepreneurship. London.
Aristóteles (2002). Metafísica. São Paulo: Edições Loyola.
Casado, T. (2002). As pessoas na organização. 3. ed. São Paulo: Gente.
Carifio, J., & Perla, R. (2008). Resolving the 50-year debate around using and misusing Likert scales. Medical Education, 42(12), 1150–1152.
Deci, E. L., & Ryan, R. M. (2020). Self-Determination Theory: Basic Psychological Needs in Motivation, Development, and Wellness. Guilford Press.
Dewey, J. (1954). Vida e Educação. São Paulo: Melhoramentos. 4ª. Ed
Duckworth, A. L. (2016). Grit: The Power of Passion and Perseverance. Scribner.
Dweck, C. S. (2017). Self-theories: Their Role in Motivation, Personality, and Development. Psychology Press.
Earley, P. C., & Yang, E. E. (2019). The Role of Culture in Motivation: Understanding the Importance of Contextual Factors in International Organizational Behavior. Academy of Management Perspectives, 33(4), 462-478.
Elliot, A. J., Jury, M., & Murayama, K. (2018). Trait and perceived environmental competitiveness in achievement situations. Journal of Personality, 86(3), 353–367. https://doi.org/10.1111/jopy.12320
Elliott, E. S. & Dweck, C. S. (1988). Goals: An approach to motivation and achievement. Journal of Personality and Social Psychology, 54(1), 5-12.
Eysenck, H. J., Meili, R. & Arnold, W. (1975). Lexikon der Psychologie. Editora Herder.
Farouk, A. S. (2018). The Role of Motivation and Cognitive Processing in Academic Achievement: Implications for Educators. Learning and Individual Differences, 67, 17-29.
Farouk, S. (2004). Group work in schools: A process consultation approach. Educational Psychology in.
Farouk, S. (2004). Group work in schools: A process consultation approach. Educational Psychology in Practice, 20(3), 207–22.
Farouk, S. (2004). Group work in schools: A process consultation approach. Educational Psychology in
Fernandes, C. L. S. (2021). Motivação Organizacional: Fatores de Influência e Impactos no Desempenho. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, 17(2), 45-58.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 1969 Anibal Simões

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.