Políticas de assistência estudantil no ensino superior brasileiro 2007-2022

trajetória, implicações e desafios

Autores

  • Fernando Ramos Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Marco Bessa Departamento de Medicina Forense e Psiquiatria da UFPR
  • Maria do Carmo

DOI:

https://doi.org/10.4314/academicus.v3i2.2

Palavras-chave:

Assistência estudantil, Ensino superior brasileiro, Acesso e permanência, Bibliometria

Resumo

Este estudo explorou as políticas de assistência estudantil e seu impacto no acesso ao ensino superior público no Brasil entre 2007 e 2022, por meio da abordagem bibliométrica. Para tanto, revisou a literatura sobre as políticas de assistência estudantil, destacando sua importância para a democratização do acesso ao ensino superior e para a promoção da equidade social. Colocou ênfase nos principais programas e ações, com o destaque recaindo para o Programa Nacional de Assistência Estudantil. O estudo adoptou uma metodologia quantitativa e bibliométrica, utilizando a base de dados Web of Science para a coleta de dados. Estrategicamente, a seleção dos artigos se deu por meio de palavras-chave relacionadas ao tema, quais sejam: políticas de assistência estudantil; ensino superior público; acesso e permanência escolar; e Brasil. A análise de dados realizada com recurso ao software Bibliometrix revelou um crescimento significativo na produção científica sobre políticas de assistência estudantil no Brasil a partir de 2010, coincidindo com a expansão do PNAES. Entretanto, a colaboração internacional ainda é incipiente, havendo pouquíssimas publicações conjuntas que reúnam autores brasileiros e de outros países. Na generalidade os resultados do estudo sugerem a necessidade de (re)formulação de políticas públicas mais eficazes para a democratização do acesso ao ensino superior e a promoção da equidade social no Brasil. O estudo pretendeu contribuir para a compreensão da produção científica sobre políticas de assistência estudantil, caracterizando as suas tendências e identificando as potenciais lacunas na literatura.

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Biografias Autor

Fernando Ramos, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorando Gestão da Informação - Universidade Federal do Paraná

Marco Bessa, Departamento de Medicina Forense e Psiquiatria da UFPR

Doutor em Ciências UNIFESP - Escola Paulista de Medicina. É Professor Adjunto do Departamento de Medicina Forense e Psiquiatria da UFPR.

Maria do Carmo

Maria do Carmo Duarte Freita / Professora Titúlar na Universidade Federal do Paraná / Doutora em doutora em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina / ORCID: 0000-0002- 7046-6020

E-mail: carmemk2@gmail.com

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Publicado

2025-06-08

Como Citar

FERNANDO, R., BESSA, M., & Freitas, M. do C. D. F. (2025). Políticas de assistência estudantil no ensino superior brasileiro 2007-2022: trajetória, implicações e desafios. Academicus Magazine, 3(2), 19–32. https://doi.org/10.4314/academicus.v3i2.2