Influência do Marketing Educacional no Ensino Público

Autores

  • Fernando Domingos Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10040810

Resumo

O marketing educacional não se limita apenas às estratégias de publicidade e promoção, mas envolve também a forma como a escola se comunica, interage e atende às necessidades dos seus públicos. O presente trabalho de dissertação, com o tema Influência do Marketing Educacional no Sistema de Ensino Angolano, um estudo de caso da escola general pedalé. Tem como objectivo principal compreender a importância do Marketing educacional no ensino público, o estudo foi realizado na Escola General Pedalé, participaram do estudo Colaboradores da referida Instituição, encarregados de educação e directores dos colégios filiares. O estudo é predominante qualitativo, foi aplicado aos participantes uma entrevista, cujos dados foram submetidos a análise de conteúdo através do Software Nvivo 12. A partir das análises lexical e categorial do discurso dos participantes, percebemos que a escola General Pedalé, não se encontra familiarizada com o conceito formal de marketing educacional, nem tão pouco dispõe de um departamento de marketing educacional, mas utiliza elementos desse campo em suas práticas. Ela procura entender as necessidades e expectativas dos colégios filiares, pais e alunos, e se esforça para fornecer um ambiente acolhedor e de qualidade, estando, de certa forma, utilizando elementos do marketing educacional, ao mesmo tempo, ela está construindo uma identidade institucional forte, com relacionamentos de confiança através dos canais efectivos de comunicação e promovendo a satisfação dos seus públicos.

Referências

Activesoft. (2021). Marketing educacional: o que é e como funciona.

Almeida, E. W. (2007). Importância do marketing no Ambiente empresarial. https://repositorio.pgsskroton.com/bitstream/123456789/13815/1/ED%20WILSON%20ALVES%20DE%20ALMEIDA.pdf

Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus. (2002). Marketing. Curitiba: Gazeta do Povo.

Bandula, M. M. (2000). Um olhar ao sistema educativo angolano. Monografias.com.

Boone, L. E., & Kurtz, D. L. (2009). Marketing Contemporâneo. São Paulo: Cengage Learning.

Carvalho, P. d. (19 de Maio de 2012). Evolução e crescimento do ensino superior em Angola. (E. pedago, Ed.) Revista Angolana de Sociologia.

Casas, A. L. (2008). Marketing Educacional: da educação infantil ao ensino superior no contexto brasileiro. São Paulo: Sait Paul.

Chilumbo, A. E. (26 de 08 de 2019). O sistema educativo angolano e sua adequação no contexto cultural das zonas rurais em Huambo – Angola (África). Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento.

Cobra, M. (1992). Marketing essencial conceitos e estratégias para o mundo e business. São Paulo: Atlas.

Dias, C. (2004). Marketing. São Paulo: Atlas.

Facó, M. H. (2005). A Essência do Marketing Educacional. Revista Acadêmica.

Ferreira, B., Marques, H., Caetano, J., Rasquilha, L., & Rodrigues, M. (2015). Fundamentos de Marketing. Edições Sílabo.

Ferreira, J. P., & Filho, R. C. (2022). A importância do marketing para o fortalecimento da imagem institucional da polícia militar. Recima21 Revista Científica Multidisciplinar,

Freitas, V. B. (2010). A evolução do marketing e os conceitos de marketing social. www.ufrb.edu.br/saed/images/discurssoes/A_evolu%C3%A7%C3%A3o_do_Marketing_e_os_conceitos_de_Marketing_Social.pdf

Guebe, A. (2019). Da Reforma Educativa no ensino não universitário, em Angola, educador e educando fala: o caso da Província do Bié. https://books.openedition.org/cei/1133

Jesus, J. S. (2010). Marketing Educacional: Uma análise dos fatores que influenciam a escolha de uma faculdade. Revista Acadêmica.

José, E. G. (Janeiro de 2023). Influência dos mecanismos de defesa no marketing interno. Recima21 Revista Científica Multidisciplinar, 4(1).

Júnior, L. G., & Ramos, V. L. (8-10 de Decembro de 2010). O marketing a serviço da educação - projecto conhecendo a UFSC: Uma volta pelo campus sem sair de sala de aula. X Coloquio Internacional Sobre

Gestion Universitária na America do Sul. Mar del Planta.

Kotler, P. (2000). Administração de Marketing. Prentice Hall.

Kotler, P. (2000). Marketing para o século XXI. Futura.

LBSE. (Lei nº 13/01 de Dezembro de 2001). Lei de base do Sistema Educativo. Assembleia da República de Angola.

Liberato, E. (12 de Outubro de 2014). Avanços e Retrocessos da Educação em Angola. Revista Brasileira de Educação.

Marques, M. O. (Janeiro de 2021). Práticas de Marketing Educacional nas Escolas. Porto.

Marques, M. O., & Romão, P. (2021). Práticas de Marketing Educacional nas Escolas Públicas. Revista Interacções.

Martins, J. V., Menezes, R. M., & Jutiniano, L. d. (Agosto de 2011). Actuação do departamento de marketing em uma instituição de ensino superior. Revista Gestão Universitária na América Latina, 4(2).

Marujo, N. A. (2014). A contribuição do Marketing Interno para o sucesso das empresas. Escola Superior de Comunicação Social.

Massaine, E. O. (2010). Marketing Educacional: Os desafios de uma Instituição de Ensino para conquistar e Manter Alunos. Paulista.

Massuchetto, M. L. (2001). Importância do marketing no mercado empresarial. Revista Acadêmica.

Mattar, F. N. (2007). Pesquisa de Marketing. Atlas.

Mckenna, R. (2000). Marketing de realcionamento. Campus.

Meirinhos, G. d. (2013). Marketing Educacional. Edições Galvão Meirinhos.

Meirinhos, G. d. (2015). Planejamento Estratégico de Marketing Educacional. Edições Galvão Meirinhos.

Miranda, F. S., & Echevarría, H. R. (2017). Aplicação da didáctica no ensino superior. Mayamba.

Nova economia Hoje. (2022). Definição de marketing educacional, o que é e conceito. https://novaeconomiahoje.com/definicao-de-marketing-educacional-o-que-e-e-conceito/

Oliveira, S. R. (2004). Cinco décadas de marketing . Campus.

Patel, N. (2023). Marketing Educacional: 10 Estratégias Para Crescer Sua Instituição. https://neilpatel.com/br/blog/marketing-educacional/

Peppers, Don, R., & Martha. (2000). Um guia executivo para entender e implementar estratégias de customer relationship management. Peppers and Rogers.

Pereira, M. D. (2016). Marketing Educacional: O uso e estratégias em Instituições de ensino Privado de Santana do Livramento. Revista Acadêmica.

Ribeiro, D. B., Moraes, V. B., & Favere, J. d. (10 de 06 de 2013). Maiêutica. https://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://core.ac.uk/download/pdf/228915824.pdf

Rodrigues, R. R. (2014). Fundamentos de Marketing. Seses.

Santos, D. S., & Silva, M. M. (2011). A importância do marketing empresarial para micro e pequenas empresas. Facima Digital Gestão.

Santos, T., Lima, M. V., Brunetta, D. F., Fabris, C., & Selene, A. (10 de 01 de 2009). O Desenvolvimento do Marketing: Uma perspectiva histórica. https://www.faecpr.edu.br/site/laboratorio_marketing/documentos/Historia_MKT_Parte_I.pdf

Young, M. (2020). A Página da educação. https://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/5580/1/A%20importa%CC%82ncia%20das%20escolas.pdf

Downloads

Publicado

2023-10-25

Como Citar

Carvalho, F. (2023). Influência do Marketing Educacional no Ensino Público. Academicus Magazine, 1(2), 13–25. https://doi.org/10.5281/zenodo.10040810