Marketing territorial como factor de desenvolvimento sustentável do turismo no Distrito do Benfica
DOI:
https://doi.org/10.4314/academicus.v3i1.15%20Palavras-chave:
Marketing Territorial, Estratégia de Posicionamento de Imagem, Desenvolvimento SustentávelResumo
A presente pesquisa intitula-se marketing territorial como factor de desenvolvimento sustentável do turismo no Distrito do Benfica. O estudo objectivou analisar o impacto das acções de Marketing Territorial no posicionamento de imagem e desenvolvimento sustentável do Distrito Urbano do Benfica. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa, descritiva-correlacional, uma vez que foi utilizada um questionário dirigido aos moradores composto por 13 questões fechadas e aos turistas e/ou não moradores composto por 11 questões fechadas com foco em aspectos sociais, económicos, culturais e turísticos. A amostragem foi não probabilística por conveniência. Participaram do estudo 324 indivíduos, dos quais 162 moradores e 162 turistas. Para o tratamento dos dados utilizou-se o software SPSS vº27. Os dados mostraram que há pouco investimento em acções que promovem a imagem desse distrito, viu-se, ainda, que há uma avaliação mais positiva da qualidade de vida consoante a idade, e que os turistas mais velhos avaliam de forma menos favorável o atendimento, outrossim, os dois géneros, masculino e feminino, avaliavam da mesma forma o posicionamento da imagem e as ações de promoção do Distrito Urbano do Benfica. Concluiu-se que a necessidade de implementação de um plano de Marketing Territorial, maior participação da comunidade nos projectos sociais, criação e promoção de uma identidade própria e disponibilização de equipamentos sociais para moradores e turistas
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