Características da Educação Tradicional nos diferentes contextos sócio-culturais e etno-linguísticos de angola
um estudo da província do Uíge
DOI:
https://doi.org/10.4314/academicus.v3i2.3%20Palavras-chave:
Educação tradicional, Educacão não formal, Identidade cultural, UígeResumo
A educação tradicional desempenha um papel fundamental na transmissão dos valores culturais e sociais nas comunidades africanas. Este artigo tem como objectivo analisar as características da educação tradicional nos diferentes contextos sócio-culturais e etno-linguísticos da província do Uíge, em Angola, tendo em conta a sua relevância no quotidiano das comunidades uigenses. A pesquisa adopta uma abordagem qualitativa, com enfoque descritivo, e utiliza-se a entrevistas semi-estruturadas e a observação directa, como principais técnicas de colecta de dados. O estudo busca identificar os espaços educativos, os agentes da educação, os objectivos, os conteúdos transmitidos, os métodos e os meios utilizados nesse modelo educativo. Os resultados indicam que a educação tradicional está fortemente ligada à preservação da cultura, ao desenvolvimento moral e à preparação dos jovens para a vida adulta. Conclui-se que, apesar da marginalização desse sistema educativo em favor da educação formal imposta pelos colonizadores, a educação tradicional ainda influencia práticas contemporâneas, ressaltando sua importância para a identidade cultural e social das comunidades.
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